26 junho 2006

Listado de ponencias de las Jornadas de Zaragoza


El listado de las proposiciones de comunicaciones para las XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores en Comunicación, que se celebrarán el próximo mes de octubre en Zaragoza, ya está publicado en la web. Las jornadas se celebrarán en la Facultad de Comunicación de la Universidad San Jorge de Zaragoza los días 26 y 27 de octubre de 2006. La nuestra proposición de comunicación va ser presentada en la MESA 2 - Estructura y Políticas de Comunicación. El título es : "De instrumento a racionalidad: las tecnologías de la comunicación del difusionismo a la sociedad de la información".
[Manuela Callou - UAB, Barcelona; Juciano Lacerda - Unisinos/IELUSC, Brasil]

22 junho 2006

Do papel alumíno ao papel digital: A Revista O Cruzeiro on line


Em 10 de novembro de 1928, a Revista O Cruzeiro anunciava as previsões para o ano 2000 do professor F. Laboriau, "cathedratico de Metallurgia da Escola Polytechnica". Hoje podemos nos deliciar com textos como esse da revista O Cruzeiro graças a digitalização dos originais realizada pelo projeto Memória Viva.

No texto "A Éra das Forças Hydraulicas", o professor Laboriau, previa que o Brasil atingiria 200 milhões de habitantes (chegou perto!) e definiu o período como a "era da eletricidade" e apontou o alumínio como o metal do futuro: "Na era da electricidade o rei dos metaes é o aluminio, retirado das argilas pela energia electrica. O aluminio supplantou, com as suas ligas, o ferro, pesado demais e facilmente oxydavel, e ainda substitui o papel, tão facilmente deterioravel. De aluminio são os livros. É em folhas de aluminio que se escreve."

Mas não foi propriamente um metal que revolucionou o século XXI, mas um mineral semi-condutor e presente em quase todos os organismos: o silício. Mas em parte acertou o professor Laboriau: o silício pode ser retirado ou encontrado nas argilas. E do silício nasceram os microprocessadores que substituíram os transistores à valvula e possibilitaram, em seu funcionamento complexo, o que hoje se denomina a voz corrente a Era da Informação.

Hoje, os livros não são de alumínio como previu Laboriau, mas de plasma digital, escritos e processados em chipes cada vez menores com o recurso da nanotecnologia. Em alguns centímetros podemos encontrar milhões de transistores graças a processos nanométricos. A informação processada é a nova energia.

Em forma digital, a revista O Cruzeiro e seus exemplos de bom jornalismo podem ser novamente saboreados pelos leitores mais jovens. [Por Juciano Lacerda]

Vale apena fazer uma visita:
Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP.

18 junho 2006

O outro lado: Ministros dizem não haver intenção política nas concessões

O atual ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) e seus antececessores no Governo Lula, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmaram para a Folha de São Paulo que não usam critérios políticos para as concessões de rádios e tvs educativas. É a resposta à reportagem que já comentamos aqui: "Governo Lula distribui TVs e rádios educativas a políticos" (Folha de São Paulo, 18/06/06 - somente para assinantes).

Na reportagem Ministros negam motivação política para concessões (Folha de São Paulo, 18/06/2006), o ministro e os ex-ministros dizem que receberam grande pressão dos políticos, mas que todos os critérios foram técnicos.

O ex-ministro Eunício de Oliveira coloca no Ministério Público a responsabilidade de fiscalizar que as fundações que ganham as concessões são de "fachada" ou não. "Em relação ao fato de fundações com existência apenas no papel receberem concessões de emissoras educativas, Oliveira diz que compete ao Ministério Público, e não ao Ministério das Comunicações, fiscalizar as entidades. Segundo ele, os projetos chegam com documentação regular."

Hélio Costa diz que as emissoras educativas somente são fiscalizadas se houver denúncia, mas admite que o ministério das Comunicações não tem estrutura para fiscalizar. A Anatel se limita a verificar se as emissoras não ultrapassam sua faixa de transmissão e se veiculam regularmente a propaganda eleitoral e a Hora do Brasil. [Por Juciano Lacerda]

Lula repete prática dos governos Sarney e FHC: concessões públicas de TV e Rádio como mercadoria política


O Governo Lula trouxe avanços em termos econômicos, na perspectiva das relações internacionais, no investimento em verbas de pesquisa para as Universidades. Contudo, no campo das Comunicações Sociais, repetiu a fórmula Saney-FHC. Na Folha de São Paulo on line, de 18 de junho, traz a seguinte manchete: "Governo Lula distribui TVs e rádios educativas a políticos" (só para assinantes). No destaque: "Entre os contemplados estão os senadores Magno Malta, do PL, e Leonel Pavan, do PSDB". E faz o balanço: "Desde 2003, de cada três concessões de rádio, uma foi parar nas mãos de pessoas com interesses eleitorais; fundações ocultam donos".

A reportagem da Folha de São Paulo faz a conta: "Em três anos e meio de governo, Lula aprovou 110 emissoras educativas, sendo 29 televisões e 81 rádios. Levando em conta somente as concessões a políticos, significa que ao menos uma em cada três rádios foi parar, diretamente ou indiretamente, nas mãos deles. Fernando Henrique Cardoso autorizou 239 rádios FM e 118 TVs educativas em oito anos."

A fórmula do uso de concessões de Rádio e Televisão como moeda política é antiga e antes do Governo FHC também entravam no pacote as concessões para emissoras comerciais. Destaca a reportagem da Folha de São Paulo: "No governo do general João Baptista Figueiredo (1978 a 1985), foram distribuídas 634 concessões, entre rádios e televisões, mas não se sabe quantas foram para políticos. No governo Sarney (1985-90), houve recorde de 958 concessões de rádio e TV distribuídas. Muitos políticos construíram patrimônios de radiodifusão naquele período em nome de 'laranjas'." Contudo, a venda em licitações públicas de concessões para rádios e TVs não é a fórmula ideal, pois continua a privilegiar os grandes grupos econômicos ou grupos religiosos, que inflacionam o "mercado" de concessões e cujos capitais sempre deixam alguma dúvida no ar quanto à origem.

Infelizmente, o Governo Lula deu de ombros com a luta pela democratização da comunicação no Brasil. Um exemplo óbvio: o Presidente Lula (foto*) e o PT sempre abdicaram de assumir o Ministério das Comunicações, peça chave em relação a concessões públicas de Rádio e Televisão.

O resultado: o ministro Hélio Costa, do PMDB, dá concessões de rádio até para fundações inativas, pertencentes a politicos. Diz reportagem da Folha de São Paulo: "Oito dias depois, foi publicada no "Diário Oficial" da União a portaria de Hélio Costa outorgando uma rádio FM educativa em Vila Velha, na Grande Vitória, em nome da Fundação Educativa e Cultural Dona Dadá. O nome da entidade é uma homenagem à mãe do político. Ela tem como endereço o escritório de Magno Malta, em Vila Velha, sua base eleitoral." (Ministro dá concessão de FM a senador do PL em nome de fundação inativa, só para assinantes)

Enquanto essa prática continuar, o interesse de grupos políticos, portanto interesse privado, prevalecer sobre os interesses públicos da nação, nossas bases democráticas estarão fragilizadas. [Por Juciano Lacerda]
* Foto do Presidente Lula (fonte: Secretaria de Imprensa e Porta-Voz / Fotografia: Ricardo Stuckert)

15 junho 2006

XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores en Comunicación


La Asociación Internacional de Jóvenes Investigadores en Comunicación (AIJIC) promueve las XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores en Comunicación - "Nuevos retos en comunicación: tecnología, empresa y sociedad". Las jornadas se celebrarán en la Facultad de Comunicación de la Universidad San Jorge de Zaragoza los días 26 y 27 de octubre de 2006. La coordinación del evento académico ha aceptado la propuesta de comunicación de Juciano Lacerda y Manuela Callou intitulada "De instrumento a racionalidad: las tecnologías de la comunicación del difusionismo a la sociedad de la información".

Se ustedes quiere participar de las XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores en Comunicación, el plazo para enviar resumen cierra en 18 de junio. Atención para los informes del sítio oficial Jornadas Internacionales:

"Participantes con comunicación
1.- Las Comunicaciones que se presenten a las XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores en Comunicación-Nuevos retos de la comunicación: tecnología, empresa y sociedad deberán guardar relación directa con cualquiera de los apartados programados:
Comunicación, Educación y SociedadEstructura y Políticas de ComunicaciónPeriodismo de opinión frente a periodismo de información Historia de la ComunicaciónPeriodismo DigitalPublicidad y Relaciones PúblicasPresente y futuro de los estudios de comunicación

2.- Deberá enviarse un resumen antes del 18 de junio y su aceptación se comunicará antes del 25 del mismo mes.

3.- La fecha límite de entrega del texto completo será el 1 de septiembre de 2006 a través del correo electrónico jornadasaijic@usj.es con el fin de que el Comité Científico pueda revisarlo y en el plazo de una semana informar de su aceptación definitiva."

La AIJIC informa que también está abierto el plazo de envío de artículos para la revista electrónica Comunica. Los artículos se enviarán a la dirección aijic_aijic@yahoo.es para su evaluación. [Por Manuela Callou/Juciano Lacerda]

Manuela Callou assume Coordenação de Comunicação da APEC


A pesquisadora Manuela Rau de Almeida Callou, Doutoranda em Periodismo y Ciências de la Comunicación no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), assumiu o cargo de Coordenadora de Comunicação na nova diretoria da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC). A nova diretoria da APEC foi eleita para a gestão 2006-2007.

A Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - APEC, é uma Organização Não Governamental autônoma, com registro legal, aberta, sem fins lucrativos e democrática. Entre suas finalidades, desenvolve ações para facilitar a integração e o desenvolvimento acadêmico/pessoal do estudante brasileiro nesta comunidade da Catalunha. [Por Juciano Lacerda]

10 junho 2006

No ar lista de papers aceitos para o ALAIC 2006


Saiu a lista de artigos aceitos (ponencias aceptadas) do VIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación - ALAIC 2006, que será realizado de19 a 21 de julho, na Unisinos, em S.Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. O texto de Juciano Lacerda(Unisinos/IELUSC/Capes), Processos midiáticos como foco para o estudo empírico dos objetos tecnoinformacionais, foi selecionado para o GT Internet, Sociedad de la Información y Cibercultura. E o texto de Manuela Callou (UAB), Comunicación, participación y ciudadanía: elementos de la comunicación para el desarrollo en el Proyecto Jóvenes Comunicadores (Pernambuco - Brasil), foi aceito no GT Comunicación, Tecnología y Desarrollo.

E-Textos - artículos académicos on line


La Internet posibilita la solidariedad, el compartir del conocimiento también. Hay muchas experiencias de intercambio de investigaciones, de publicización de investigaciones. La publicación en línea e-Textos no tien fines de lucro, es de acceso público y gratuito y sostenida por el Instituto de Altos Estudios Universitarios de Barcelona. Hay textos sobre Antropología, China, Economía, Educación, Epistemología, Historia, Literatura, Neuropsicología, Política y Psicoanálisis. [Juciano Lacerda/Manuela Callou]

09 junho 2006

UFSC desenvolve mecanismo on line para referências bibliográficas

Se você tem dúvidas sobre como citar em sua monografia, dissertação ou tese os livros, parte de livros, documentos retirados da Interner, e-mails pertinentes à sua pesquisa, conheça a nova ferramenta desenvolvida pela UFSC. Trata-se do MORE - Mecanismo On line para Referências. Entre e livre-se desse fantasma: colocar citações nas normas da ABNT. [Juciano Lacerda]

08 junho 2006

China faz nova censura ao buscador Google, denuncia Repórter Sem Fronteiras

Reporteros Sin Fronteras (RSF) ha denunciado que Pekín ha vuelto a censurar Google, el buscador más popular del mundo, tres años después de haberlo hecho por primera vez, aunque en esta ocasión en connivencia con la propia empresa estadounidense. Desde hace varias semanas (y coincidiendo con el 17 º aniversario de la matanza de Tiananmen) el buscador ha estado bloqueado, pero la versión china, que no contiene informaciones "delicadas" para Pekín, sigue operativa. Vea el artículo completo.

De Libertad Digital: Numerosos internautas chinos critican duramente la versión local de la censurada Wikipedia. Sigue el texto.

O que é incrível nisso tudo é que grandes corporações multinacionais como Cisco Systems e Microsoft colaboram com tecnologia para que o governo chinês faça o rastreio e bloqueio das informações.

Grandes corporações da Internet lutam pela neutralidade da Rede

Empresas como Google, Microsoft, eBay, Apple ou Amazon entram na batalha contra as empresas At&T e Verizon, que planjejam oferecer melhor qualidade de transmissão de dados a quem pagar mais. O tema é destaque no jornal El Mundo (07/06/06). A eBay enviou email a mais de um milhão de clientes seus para que pressionem os os políticos norte-americanos para que prevaleça a neutralidade da Internet.

O tema já havia sido criticado pelo criador da WEB Tim Berners-Lee durante a XV International World Wide Web Conference (WWW2006), em Edinburgh, Escócia. E no dia no dia 27 de abril, comentei aqui artigo de Sally Burch sobre essa tentativa das grandes corporações de cobrarem pelo fluxo de dados na Internet. Isso representaria que os grandes grupos internacionais que atuam na Internet teriam conexões super-rápidas.

Na reportagem de El Mundo, o fundador e presidente do Google, Sergey Brin, se reuniu com parlamentares norte-americanos para pedir uma legislação que impeça que os provedores de Internet cobrem mais pelos serviços. O tema interessa ao Google: "buscadores... só são valiosos se os usuários têm acesso rápido aos sites publicados nos resultados", pondera Brin. [Por Juciano Lacerda]

01 junho 2006

Biblioteca virtual reúne cerca de 15 mil revistas científicas

A Latindex construiu um poderoso sistema de catalogação de revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Atualmente, 14.953 revistas estão catalogadas no diretório. As revistas estão classificadas por tema, por países, por editorial e por índice alfabético por títulos. A base de dados tem sede no México. A Revista Rastros, do Núcleo de Estudos em Comunicação-Necom, do Ielusc, também está cadastrada, embora os dados sejam de 2003.

Neste blog, divulgamos o catálogo nacional de revistas acadêmicas do Campo da Comunicação, organizado por pesquisadores da UFRGS. No Brasil, a Capes tem uma orientação especial para periódicos nacionais digitais. A proposta da Capes gerou polêmica entre editores de instituições de iniciativa privada. A Capes justifica que buscou estabelecer padrões internacionais para as publicações brasileiras.

Um outro significativo banco de dados, não de revistas, mas de artigos científicos iberoamericanos é a Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, desenvolvida por professores da Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal. Na linha da divulgação de artigos científicos, a Infoamérica também desenvolveu um projeto ambicioso, que congrega mais de 10 mil artigos publicados em revistas científicas iberoamericanas e um amplo banco de dados sobre os teóricos do Campo da Comunicação, com biografias, propostas teóricas, textos e recursos em rede. [Juciano Lacerda/Manuela Callou]