08 junho 2006

Grandes corporações da Internet lutam pela neutralidade da Rede

Empresas como Google, Microsoft, eBay, Apple ou Amazon entram na batalha contra as empresas At&T e Verizon, que planjejam oferecer melhor qualidade de transmissão de dados a quem pagar mais. O tema é destaque no jornal El Mundo (07/06/06). A eBay enviou email a mais de um milhão de clientes seus para que pressionem os os políticos norte-americanos para que prevaleça a neutralidade da Internet.

O tema já havia sido criticado pelo criador da WEB Tim Berners-Lee durante a XV International World Wide Web Conference (WWW2006), em Edinburgh, Escócia. E no dia no dia 27 de abril, comentei aqui artigo de Sally Burch sobre essa tentativa das grandes corporações de cobrarem pelo fluxo de dados na Internet. Isso representaria que os grandes grupos internacionais que atuam na Internet teriam conexões super-rápidas.

Na reportagem de El Mundo, o fundador e presidente do Google, Sergey Brin, se reuniu com parlamentares norte-americanos para pedir uma legislação que impeça que os provedores de Internet cobrem mais pelos serviços. O tema interessa ao Google: "buscadores... só são valiosos se os usuários têm acesso rápido aos sites publicados nos resultados", pondera Brin. [Por Juciano Lacerda]