01 junho 2006

Biblioteca virtual reúne cerca de 15 mil revistas científicas

A Latindex construiu um poderoso sistema de catalogação de revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Atualmente, 14.953 revistas estão catalogadas no diretório. As revistas estão classificadas por tema, por países, por editorial e por índice alfabético por títulos. A base de dados tem sede no México. A Revista Rastros, do Núcleo de Estudos em Comunicação-Necom, do Ielusc, também está cadastrada, embora os dados sejam de 2003.

Neste blog, divulgamos o catálogo nacional de revistas acadêmicas do Campo da Comunicação, organizado por pesquisadores da UFRGS. No Brasil, a Capes tem uma orientação especial para periódicos nacionais digitais. A proposta da Capes gerou polêmica entre editores de instituições de iniciativa privada. A Capes justifica que buscou estabelecer padrões internacionais para as publicações brasileiras.

Um outro significativo banco de dados, não de revistas, mas de artigos científicos iberoamericanos é a Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, desenvolvida por professores da Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal. Na linha da divulgação de artigos científicos, a Infoamérica também desenvolveu um projeto ambicioso, que congrega mais de 10 mil artigos publicados em revistas científicas iberoamericanas e um amplo banco de dados sobre os teóricos do Campo da Comunicação, com biografias, propostas teóricas, textos e recursos em rede. [Juciano Lacerda/Manuela Callou]