28 março 2006

Infotenimento na era da comunicação digital

Nesta semana, o Observatório da Imprensa, há um artigo do jornalista Luciano Martins Costa sobre o “Infotenimento”, ou seja, a mudança de foco das notícias para o entretenimento, temas amenos ou o que se chama na Espanha e em países latino-americanos de “Prensa Rosa” ou “Prensa del Corazón”. O autor do texto do Observatório comenta o tema do ponto de vista do jornalismo associado às megacorporações de mídia, a partir do relatório “The State of the News Media 2006”, do Project for Excellence in Journalism, ligado à Escola de Jornalismo da Universidade de Colúmbia.

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2002, em sua análise sobre a mídia, já apontava a mudança de foco das notícias para o entretenimento no serviço público de radiodifusão. (PNUD. Relatóridodo Desenvolvimento Humano 2002: aprofundar a democracia num mundo fragmentado. Lisboa, Mensagem: 2002, p.78-70) [versão pdf] E um dos aspectos que leva ao “infotenimento” é justamente o processo das grandes fusões entre grupos jornalísticos e grupos de mídia (AOL-Time-Warner, por exemplo). Fato sempre comentado pelo pesquisador professor Denis de Moraes em seus artigos e livros.

Políticas de comunicação mais claras e regulamentadas, no Brasil, fazendo cumprir de fato os artigos genéricos da Constituição Federal (artigos 220-224), poderiam dificultar esse tipo de processo no Brasil. Houve uma tentativa governamental de propor uma Lei Geral de Comunicação Eletrônica em 2005, que curiosamente deixava de lado a regulamentação dos artigos 220, 223 e 224. Confira aqui a Carta Aberta assinada pelas seguintes organizações: Campanha pela Ética na TV, Congresso Brasileiro de Cinema, CRIS Brasil – Articulação Nacional pelo Direito à Comunicação e FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

27 março 2006

Fórmula Brasil: (Inclusão Digital = PC Conectado)

Temos no Brasil um aspecto positivo em relação ao tema da “inclusão digital”: um grande número de projetos federais, espalhados por várias Ministérios e Secretarias: principalmente Casa Civil, Ciência e Tecnologia e Educação.

Podemos citar avanços em relação ao software livre, ao projeto de TV Digital SBTVD (que o Governo colocou na corda bamba) e tentativas como o “Casa Brasil”. Trata-se de uma ação coordenada pela Casa Civil e Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Uma “Casa Brasil” pretende ser um guarda-chuva de ações de inclusão digital com vários módulos: telecentro, sala de leitura, laboratório de popularização da ciência, auditório, espaço multimídia, oficina de rádio, módulo de representação do Governo Federal e unidades bancárias. Só que há tempos que o tema não aparece com ênfase na imprensa. Hoje a preferência, claro, é discutir a TV Digital, sob pressão do ano eleitoral e das TVs Abertas (desde quando TV aberta é TV grátis?.

Temos um número intricado de projetos com bons propósitos, mas poucos resultados. Por sua complexidade, as “Casas” se distanciam de uma idéia de “telecentro comunitário”, pois muitas estão situadas em locais pouco estratégicos para a ação popular. E tornam mais burocrático o processo de criação de novos centros. Somente 90 foram aprovados no ano passado, no balanço anual da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social: "Secretaria consolida combate a exclusão social"(27/12/2005 ). Por fim, por iniciativa de organizações e universidades, o tema do software livre ganha expressão e iniciativas, assim como o modelo de telecentros-cursos de informática em parceria com a iniciativa privada.

Enquanto isso, o Governo Federal aposta numa política de inclusão digital mais voltada para a iniciativa privada e o mercado do que para o cidadão. Basta ver o tema prepoderante na Folha de S. Paulo, sob o chapéu “Inclusão digital”: o estouro de vendas do “PC Conectado”. Ganham as grandes redes de lojas; ganham as empresas de telefonia com o acesso discado; ganham os provedores de Internet; ganham os bancos que aprovam os créditos, mas o cidadão vive o paradoxo de se endividar para comprar um PC, mas quem lhe garante que vai estar conectado? E se consegue, por quanto tempo?

Enfim, faltam políticas de inclusão digital mais claras, acessíveis à população e de caráter comunitário e participativo. A propósito: alguém dá notícia de nosso projeto nacional de "Sociedade da Informação"? A notícia mais nova, às 00h30 de 27/03/06, fala timidamente do FUST destinado a bibliotecas, com base em dados de 2003. Resultados, eles não tem!
[Juciano de S. Lacerda]

25 março 2006

Atualização da Regulamentação Profissional de Jornalista precisa ser aprovada

Para que nós jornalistas que exercemos a profissão de professores de Jornalismo possam ter essa função reconhecida como prática profissional é preciso que haja a atualização da lei que regulamenta a profissão. São diversas novas funções exercidas pelos jornalistas na prática há vários anos, mas que ainda não foram regulamentadas e reconhecidas legalmente. Segue e-mail enviado pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade. É um momento propício para que os jornalistas possam se mobilizar em torno de uma questão crucial para nossa profissão: responder à complexidade contemporânea que abre novos focos e nichos de trabalho, da mesma forma que as tecnologias puseram em xeque muitas das atividades relacionados ao Jornalismo.


Prezada(o) Professor Jornalista:

Tramita no Congresso Nacional, há vários anos, proposta de projeto de lei que atualiza a regulamentação profissional, incluindo diversas novas funções exercidas por jornalistas, inclusive a de assessor de imprensa. O projeto está pronto para ser votado pelo plenário do Senado e seguir para sanção presidencial. Infelizmente, alguns segmentos desinformados ou mal-intencionados pretendem atrapalhar ou impedir a sua aprovação. É hora dos jornalistas mostrarem força e mobilização.
Copie a sugestão de texto abaixo e envie para a lista de senadores que segue no pé da mensagem. Seu apoio é fundamental neste momento.
Um forte abraço,

Sérgio Murillo de Andrade
Presidente da FENAJ

__________________________________________________
Caro Senador,

Encontra-se nesta Casa, pronto para inclusão na pauta de votações, o PLC 79/04, com parecer favorável do Senador Eduardo Azeredo. Trata-se de um projeto de lei que atualiza a legislação profissional dos jornalistas (Decreto Lei 972/69)

A aprovação deste Projeto será fundamental para reconhecer diversas funções jornalísticas surgidas com o desenvolvimento tecnológico das últimos décadas. Sua aprovação significará nãos apenas a garantia dos direitos trabalhistas já conquistados pela categoria profissional, como de propiciar à sociedade uma qualificação cada vez maior no mercado de comunicação social .

Desta forma, vimos solicitar de vossa Exa. empenho junto à Presidência do Senado, para que o PLC 79/04 seja incluído na Ordem do Dia. Sua aprovação, será o melhor presente que esta Casa poderá oferecer aos jornalistas brasileiros no 7 de abril, data em que comemoramos nosso dia.


Atenciosamente,

Jornalista:.........................................................
Registro Profisssional:......................................
Cidade:...........................................................


Segue relação dos senadores:

Aelton Freitas (PL - MG): aelton.freitas@senador.gov.br

Alberto Silva (PMDB - PI): alberto.silva@senador.gov.br

Almeida Lima (PMDB - SE): almeida.lima@senador.gov.br

Aloizio Mercadante (PT - SP): mercadante@senador.gov.br

Alvaro Dias (PSDB - PR): alvarodias@senador.gov.br

Amir Lando (PMDB - RO): amir.lando@senador.gov.br

Ana Júlia Carepa (PT - PA): ana.julia@senadora.gov.br

Antero Paes de Barros (PSDB - MT): antero.barros@senador.gov.br

Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA): acm@senador.gov.br

Antônio Carlos Valadares (PSB - SE): antval@senador.gov.br

Arthur Virgílio (PSDB - AM): arthur.virgilio@senador.gov.br

Augusto Botelho (PDT - RR): augusto.botelho@senador.gov.br

César Borges (PFL - BA): cesarborges@senador.gov.br

Cristovam Buarque (PDT - DF): cristovam@senador.gov.br

Delcidio Amaral (PT - MS): delcidio.amaral@senador.gov.br

Demostenes Torres (PFL - GO): demostenes.torres@senador.gov.br

Edison Lobão (PFL - MA): edison.lobao@senador.gov.br

Eduardo Azeredo (PSDB - MG): eduardo.azeredo@senador.gov.br

Eduardo Siqueira Campos (PSDB - TO): eduardo.siqueira@senador.gov.br

Eduardo Suplicy (PT - SP): eduardo.suplicy@senador.gov.br

Efraim Morais (PFL - PB): efraim.morais@senador.gov.br

Fátima Cleide (PT - RO): fatima.cleide@senadora.gov.br

Fernando Bezerra (PTB - RN): fbezerra@senador.gov.br

Flávio Arns (PT - PR): flavioarns@senador.gov.br

Flexa Ribeiro (PSDB - PA): flexaribeiro@senador.gov.br

Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN): garibaldi.alves@senador.gov.br

Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC): geraldo.mesquita@senador.gov.br

Gerson Camata (PMDB - ES): gerson.camata@senador.gov.br

Gilberto Mestrinho (PMDB - AM): gilberto.mestrinho@senador.gov.br

Gilvam Borges (PMDB - AP): gilvamborges@senador.gov.br

Heloísa Helena (PSOL - AL): heloisa.helena@senadora.gov.br

Heráclito Fortes (PFL - PI): heraclito.fortes@senador.gov.br

Ideli Salvatti (PT - SC): ideli.salvatti@senadora.gov.br

Jefferson Peres (PDT - AM): jefperes@senador.gov.br

João Alberto Souza (PMDB - MA): joao.alberto@senador.gov.br

João Batista Motta (PSDB - ES): jbmotta@senador.gov.br

João Ribeiro (PL - TO): joaoribeiro@senador.gov.br

Jonas Pinheiro (PFL - MT): jonaspinheiro@senador.gov.br

Jorge Bornhausen (PFL - SC): bornhausen@senador.gov.br

José Agripino (PFL - RN): jose.agripino@senador.gov.br

José Jorge (PFL - PE): jose.jorge@senador.gov.br

José Maranhão (PMDB - PB): jose.maranhao@senador.gov.br

José Sarney (PMDB - AP): sarney@senador.gov.br

Juvêncio da Fonseca (PSDB - MS): juvencio.fonseca@senador.gov.br

Leomar Quintanilha (PC DO B - TO): leomar@senador.gov.br

Leonel Pavan (PSDB - SC): pavan@senador.gov.br

Lúcia Vânia (PSDB - GO): lucia.vania@senadora.gov.br

Luiz Otavio (PMDB - PA): luiz.otavio@senador.gov.br

Luiz Pontes (PSDB - CE): luiz.pontes@senador.gov.br

Magno Malta (PL - ES): magnomalta@senador.gov.br

Maguito Vilela (PMDB - GO): maguito.vilela@senador.gov.br

Mão Santa (PMDB - PI): maosanta@senador.gov.br

Marcelo Crivella (PMR - RJ): crivella@senador.gov.br

Marco Maciel (PFL - PE): marco.maciel@senador.gov.br

Maria do Carmo Alves (PFL - SE): maria.carmo@senadora.gov.br

Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR): mozarildo@senador.gov.br

Ney Suassuna (PMDB - PB): neysuassun@senador.gov.br

Osmar Dias (PDT - PR): osmardias@senador.gov.br

Papaléo Paes (PSDB - AP): papaleo@senador.gov.br
Patrícia Saboya Gomes (PSB - CE): psaboyagomes@senadora.gov.br

Paulo Octávio (PFL - DF): paulo.octavio@senador.gov.br

Paulo Paim (PT - RS): paulopaim@senador.gov.br

Pedro Simon (PMDB - RS): simon@senador.gov.br

Ramez Tebet (PMDB - MS): ramez@senador.gov.br

Renan Calheiros (PMDB - AL): renan.calheiros@senador.gov.br

Roberto Saturnino (PT - RJ): roberto.saturnino@senador.gov.br

Rodolpho Tourinho (PFL - BA): rodolpho.tourinho@senador.gov.br

Romero Jucá (PMDB - RR): romero.juca@senador.gov.br

Romeu Tuma (PFL - SP): romeu.tuma@senador.gov.br

Roseana Sarney (PFL - MA): roseana.sarney@senadora.gov.br

Sérgio Cabral (PMDB - RJ): sergio.cabral@senador.gov.br

Sérgio Guerra (PSDB - PE): sergio.guerra@senador.gov.br

Sérgio Zambiasi (PTB - RS): sergio.zambiasi@senador.gov.br

Serys Slhessarenko (PT - MT): serys@senadora.gov.br

Sibá Machado (PT - AC): siba@senador.gov.br

Tasso Jereissati (PSDB - CE): tasso.jereissati@senador.gov.br

Teotonio Vilela Filho (PSDB - AL): teotonio@senador.gov.br

Tião Viana (PT - AC): tiao.viana@senador.gov.br

Valdir Raupp (PMDB - RO): valdir.raupp@senador.gov.br

Valmir Amaral (PTB - DF): valmir.amaral@senador.gov.br

Wellington Salgado de Oliveira (PMDB - MG): wellington.salgado@senador.gov.br

24 março 2006

Bibliografia de Jornalismo brasileira disponível na web

Em Joinville, sou professor de Meios Internet I e II. E nestas disciplinas, principalmente na II, discutimos o jornalismo na web ou jornalismo digital. Assim que tenho uma boa notícia para os professores de Jornalismo: a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo disponibilizou bibliografia em rede que já conta com dezenas de títulos produzidos nacionalmente no campo do Jornalismo. Confira a notícia abaixo e acesse o link.

Bibliografia sobre jornalismo está disponível on-line no sítio web da SBPJor

(SBPJor) A SBPJor colocou disponível no sítio web da SBPJor a Bibliografia sobre jornalismo produzida e publicada no Brasil. Um levantamento preliminar feito pelos professores Elias Machado e Alfredo Vizeu, o Projeto Bibliografia On-line, será coordenado pelo professor Alfredo Vizeu e conta com o apoio da professora Beatriz Ribas. Pelo projeto original serão oferecidos aos sócios e aos pesquisadores em geral a possibilidade de consulta aos dados bibliográficos e aos resumos das obras. Neste primeiro momento estarão sendo disponibilizados somente os dados bibliográficos. O coordenador espera a colaboração de todos os sócios para que a relação de livros seja complementada e que os resumos possam ser inseridos o mais rapidamente possível. "Este é mais um esforço da associação para facilitar o acesso dos pesquisadores às fontes bibliográficas e esperamos a colaboração de todos", afirma o coordenador Alfredo Vizeu. Contatos: avizeu@sbpjor.org.br.Acesse: www.sbpjor.ufsc.br/novo/biblio.php.

Lançamento de livro sobre Metodologias da Pesquisa em Comunicação


Quero registrar que participei na última sexta-feira, dia 17, do lançamento do livro do nosso grupo de pesquisa, o Processocom (Processos Comunicacionais), do PPGCOM da Unisinos. No livro participo com um capítulo intitulado: Caminhos labirínticos para pensar os objetos tecnoinformacionais. Foi um momento de "debut" do grupo e a possibilidade de apresentar nossa contribuição para o campo da Comunicação. A sala do Santander Cultural reservada para o lançamento ficou praticamente completa. Foi uma confraternização em torno da mesa do banquete do conhecimento. Todos que estavam ali, público e autores, são pesquisadores envolvidos com o objetivo de construir bases para uma pesquisa em comunicação cada vez mais criativa e rigorosa.A seguir alguns dados do livro.

Sobre o livro
Um dos aspectos mais relevantes desta obra é a necessária reflexão sobre a metodologia que se realiza a partir da prática investigativa, desde o chãode experiências concretas de pesquisas em comunicação. Mais do que relatar, os autores buscam compartilhar a reflexão sobre suas construções metodológicas, que aliam o rigor científico e a criatividade do pesquisador-artesão para responder aos requerimentos dos problemas concretos de investigação. Procuram estabelecer um diálogo provocativo com seus leitores, incentivando a formação de um pensamento metodológico em comunicação a partir de seus olhares, trilhas e processos.

A obra é uma produção conjunta do Grupo de Pesquisa Processocom, da Unisinos. Os autores são: Alberto Efendy Maldonado, Aline Guterres, Carmem RejaneAntunes Pereira, Délia Dutra, Elizara Carolina Marin, Fabiana Iser, Fernanda Dalprá Becker, Graziela Bianchi, Jiani Adriana Bonin, Juciano de Sousa Lacerda, Maria Lúcia Patta Melão, Nísia Martins do Rosário eVirgínia Sá Barreto.

Para comprar ou saber mais sobre o livro Metodologias da Pesquisa em Comunicação: Olhares, Trilhas e Processos clique aqui

Um espaço para dar vazão a pensamentos

Começamos este novo blog com a intenção de dialogar e interagir sobre os temas que pesquisamos em nossos doutoramentos: os usos e processos comunicacionais dos telecentros de acesso público gratuito por comunidades (Juciano Lacerda) e contribuições teóricas da Comunicação para o Desenvolvimento e perspectivas atuais (Manuela Callou). Assim, nos interessa abordar o tema das tecnologias da comunicação e da informação tanto do ponto de vista da participação da sociedade no uso e na produção de formas de comunicação em interação com essas tecnologias como as antigas e novas promessas em torno das tecnologias da comunicação e sua difusão para o desenvolvimento das sociedades, cujo ponto culminante é o tema "Sociedade da Informação". Abordaremos também o ângulo dos processos transnacionais socioeconômicos e políticos decorrentes da digitalização da informação. E, claro, o que pudermos coletar e relacionar entre o tema mídias digitais e nossas áreas específicas (Jornalismo e Relações Públicas), o faremos. Claro, na medida do possível, como tentativa de sistematizar neste espaço digital o nosso diálogo com as fontes também digitais de nosso interesse. Esperamos, de alguma forma, contribuir para estes debates contemporâneos com informações relevantes. Que possamos construir com nossos colegas pesquisadores, colegas acadêmicos e alunos uma rica teia de conexões e sentidos.