24 março 2006

Lançamento de livro sobre Metodologias da Pesquisa em Comunicação


Quero registrar que participei na última sexta-feira, dia 17, do lançamento do livro do nosso grupo de pesquisa, o Processocom (Processos Comunicacionais), do PPGCOM da Unisinos. No livro participo com um capítulo intitulado: Caminhos labirínticos para pensar os objetos tecnoinformacionais. Foi um momento de "debut" do grupo e a possibilidade de apresentar nossa contribuição para o campo da Comunicação. A sala do Santander Cultural reservada para o lançamento ficou praticamente completa. Foi uma confraternização em torno da mesa do banquete do conhecimento. Todos que estavam ali, público e autores, são pesquisadores envolvidos com o objetivo de construir bases para uma pesquisa em comunicação cada vez mais criativa e rigorosa.A seguir alguns dados do livro.

Sobre o livro
Um dos aspectos mais relevantes desta obra é a necessária reflexão sobre a metodologia que se realiza a partir da prática investigativa, desde o chãode experiências concretas de pesquisas em comunicação. Mais do que relatar, os autores buscam compartilhar a reflexão sobre suas construções metodológicas, que aliam o rigor científico e a criatividade do pesquisador-artesão para responder aos requerimentos dos problemas concretos de investigação. Procuram estabelecer um diálogo provocativo com seus leitores, incentivando a formação de um pensamento metodológico em comunicação a partir de seus olhares, trilhas e processos.

A obra é uma produção conjunta do Grupo de Pesquisa Processocom, da Unisinos. Os autores são: Alberto Efendy Maldonado, Aline Guterres, Carmem RejaneAntunes Pereira, Délia Dutra, Elizara Carolina Marin, Fabiana Iser, Fernanda Dalprá Becker, Graziela Bianchi, Jiani Adriana Bonin, Juciano de Sousa Lacerda, Maria Lúcia Patta Melão, Nísia Martins do Rosário eVirgínia Sá Barreto.

Para comprar ou saber mais sobre o livro Metodologias da Pesquisa em Comunicação: Olhares, Trilhas e Processos clique aqui