27 setembro 2006

Conheça o LIMC


Uma dica para pesquisadores na área de Internet e Web: o LIMC! "O Laboratório de Interação Mediada por Computador (Limc) dedica-se à pesquisa e ao debate sobre a comunicação em redes informáticas. Com foco no estudo dos processos interativos, busca-se também testar e desenvolver novos produtos e tecnologias digitais. Através do confronto da teoria com os experimentos, pretende-se promover reflexões sobre o desenvolvimento da socialidade no ciberespaço.

O laboratório reúne professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS , bem como outros participantes de pesquisas interdisciplinares e inter-institucionais."

Acesse o site do LIMC, coordenado pelo professor Alex Primo, da UFRGS, e conheça também o blog do projeto.

23 setembro 2006

Web 2.0, a Internet baseada na interação

por Juciano Lacerda

Um dos temas que tem movido o campo jornalístico e as formas de produção e disseminação de informações pela Internet é o chamado jornalismo cidadão e as iniciativas colaborativas e interacionais na produção de conteúdo na rede. É o que se chama de Web 2.0. A jornalista Ana Redig, especialista em Internet e Web 2.0, mantém um blog para discutir o tema. "Web 2.0 é o nome dado à nova fase da Internet, baseada em inteligência coletiva, isto é, na construção coletiva do conhecimento. Através da interação, comunidades criadas em torno de interesses específicos poderão apoiar uma causa, pressionar uma empresa ou mudar a opinião pública sobre qualquer assunto. Instituições, governos e empresas já estão incorporando esta cultura para gerar riqueza e conhecimento", diz a jornalista na apresentação do seu blog Web 2.0 no Brasil.

Claro que o conceito de inteligência coletiva, baseado em Pierre Lévy, é passível de críticas. Contudo, a busca de uma mentalidade interacional na oferta de informações, quebrando a lógica da interação reativa em busca de uma interação mútua (Alex Primo) começa a ser percebida pelas empresas produtoras de informação. Elas sofreram a influência de experiências como blogs, Wikipédia, Youtube e outras. Surgem, assim, estratégias como o "Eu repórter", da Globo.com, ou o "Minha notícia", do portal IG. Em que o mercado assume a perspectiva interacional e participativa como estratégia de manter seus domínios também no espaço da Web. O interessante é que essa estratégia do sistema midiático para assimilar as ações do meio ambiente comunicacional da Internet possibilitam a visibilidade de novos atores informativos, embora ainda sob a lógica editoral das organizações midiáticas.

O que isso representa em termos de participação, cidadania e democracia da comunicação é preciso registrar como "trilhas" e fazer a cartografia dos processos que surgem sob a alcunha da Web 2.0. Está aí um campo interessante para novas investigações.

12 setembro 2006

Internet mueve cifras de muchos ceros

"En los medios americanos, la noción de web 2.0 se asocia a una nueva ola de creación y mercantilismo, a menudo a precio de oro, que abarca desde periódicos digitales a los nuevos entramados de capital riesgo. Un caso claro lo constituye Netvibes, sociedad francesa independiente, que se ha levantado 12 millones de euros sólo en el mes de agosto." Vea el texto Internet mueve cifras de muchos ceros, de Blanca Vázquez Fernández, en la columna Mosaico de inquietudos y quietudes.

06 setembro 2006

Privacidade na Internet: internautas expostos ao uso ilegal de seus dados

A Folha de São Paulo, em sua versão on line, traz no Caderno de Informática (06/09/2006) várias reportagens que denunciam a exposição de senhas de acesso em cibercafés, de risco de violação de emails e dados bancários ou documentos pessoais. Involuntariamente, os internautas deixam seus dados pessoais e de consumo, que são vendidos pelos portais a empresas comerciais para divulgação de produtos. Eles mapeam seu perfil e os seus rastros de consumo na web.

Confira as reportagens no site da Folhaonline- www.folha.com.br:

Cliente de cibercafé expõe vida pessoal no computador

Portais reúnem biografia involuntária dos visitantes

Limpar rastros no micro evita problemas

MSN e Google prometem privacidade aos usuários

Nuevo portal sobre políticas de información y comunicación en Uruguay






Reproduzo aqui comunicado à imprensa de importante iniciativa na área de políticas de comunicação no nosso país vizinho Uruguai, que trata também dos aspectos relacionados às legislações nacionais das Comunicações e Telecomunicações, e aborda temas de interesse do blog referentes à Internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação. A iniciativa é do Instituto del Tercer Mundo (ITeM) e da Oficina del Programa deLegislaciones y Derecho a la Comunicación da Asociación Mundial de RadiosComunitarias en América Latina y el Caribe (AMARC-ALC) .

Nuevo portal sobre políticas de información y
comunicación en Uruguay: InfoyCom.org.uy


El Instituto del Tercer Mundo (ITeM) y la Oficina del Programa de Legislaciones y Derecho a la Comunicación de la Asociación Mundial de Radios Comunitarias en América Latina y el Caribe (AMARC-ALC) ponen en línea un nuevo portal, destinado a apoyar la participación de todos los actores relevantes en procesos de definición e implementación de políticas de información y comunicación en Uruguay.


Este sitio integra una red de portales nacionales, desarrollada por la Asociación para el Progreso de las Comunicaciones (APC) con aportes de la Agencia Canadiense de Cooperación Internacional (CIDA). Además del portal uruguayo, existen sitios con objetivos similares en Argentina, Australia, Bulgaria, Colombia, la República Democrática del Congo, España, Filipinas, Italia, México, el Reino Unido y Sudáfrica, a la vez que hay otros portales desarrollándose actualmente.

El monitoreo periódico de información que realiza la Oficina de AMARC se realiza con apoyo de la Fundación Friedrich Ebert en Uruguay (FESUR) en el marco de su participación en el Foro de Comunicación y Participación Ciudadana.

El objetivo del Programa de Legislaciones de AMARC-ALC y del ITeM es que este sitio se constituya en un espacio para la difusión de información, para el debate y la generación de iniciativas concretas por parte de los distintos actores interesados en el desarrollo de políticas de información y comunicación orientadas a un desarrollo con equidad en Uruguay.

Por favor, haganos llegar sus comentarios o sus contribuciones para el portal a info@infoycom.org.uy

http://infoycom.org.uy/