07 julho 2007

Internet no Jornalismo segundo Robert Fisk

Fragmento de entrevista do jornalista Robert Fisk, correspondente no Oriente Médio do jornal inglês The Independent, ao jornalista Marcelo Tas (Fonte Blog do Tas)

***

Fisk: Eu não uso internet.

Tas: O que você está dizendo?


Fisk: Nem internet, nem e-mail. Uso intensamente apenas o celular. As pessoas me acham qualquer hora em qualquer parte do mundo. É um celular da companhia telefônica de Beirute. O Líbano tem um excelente sistema de comunicação. A internet atrapalha o jornalista. Com o Google, ao invés de ir direto a fonte, você lê o que fulano escreveu sobre o que sicrano disse que alguém disse. É um jornalismo digressivo.


Um amigo jornalista já me criticou dizendo que abria pela manhã a internet. E depois de três horas já tinha lido o The New York Times, Corriere de la Sera, El País, The Guardian… Eu disse, meu querido, enquanto você lia eu já realizei três entrevistas com pessoas diferentes e sei muito mais sobre o que está acontecendo no mundo que você.

***
Leia a entrevista na íntegra:

Abraços,
Juciano

Marcadores: , , , ,