02 outubro 2006

Eliane Castanhêde, saiba que os Nordestinos são exigentes!

Meus caros amigos, fujo do tema corriqueiro nesse blog nessa postagem. É que o comentário da jornalista da Folha de São Paulo sobre o Nordeste e a eleição presidencial me tirou do sério. Abraços, Juciano.

Minha cara Eliane Castanhêde,

Esta é sua afirmação no Pensata, da Folha on Line, de 01/10/2006:

"Lula vai ter que dar um duro danado, sem se contentar com os 70% de votos do Nordeste e do Norte. Ele vai ter que buscar votos no eleitorado muito mais exigente e crítico do Sul e em São Paulo, onde perdeu. Vai ter, também, que aumentar sua diferença para Alckmin no Rio e em Minas, onde ganhou."

Quero lhe informar que sou nordestino, do Sertão da Paraíba, cidade de Cajazeiras. Atualmente curso doutorado em Ciências da Comunicação na Unisinos, RS. E voto em Lula! Portanto, sou Nordestino e sou exigente. Não há paradoxo na relação entre essas duas premissas: "nordestino" e "exigente". Logo, tenha mais cuidado nas relações que tenta fazer entre dados, que subtendem que os nordestinos são menos exigentes, ou são "iletrados" ou "burros". Lembre-se que toda generalização, sem buscar as particularidades e sua relação com o todo, ou seja, a "complexidade dos fenômenos" (Edgar Morin) corre grandes riscos epistemológicos. Aconselho-a que comece a sair do seu escritório e retome o espaço da rua para fazer jornalismo, como antídoto contra possíveis novos preconceitos e sofismas quanto ao Nordeste que amo e respeito.

Saudações,
Juciano Lacerda