18 março 2007

Obras de Camille Claudel em Joinville. Imperdível!

Camille Claudel, "O Abandono", 1905

O Museu de Arte de Joinville (SC) está com uma exposição imperdível: "Camille Claudel - a sombra de Rodin". São dezesseis obras que fazem parte do acervo da sobrinha-neta da escultora francesa. Você poderá apreciar também três esculturas de Auguste Rodin e um busto da artista por Alfred Boucher. A exposição fica no MAJ até 17 de abril.

Fui lá na tarde de ontem (sábado). Para mim, que conhecia a obra de Rodin (uma exposição em Recife-PE, em 2000) e obras em alguns museus do Brasil e de Paris, foi impressionante ver a história e a expressividade de Camille Claudel. De fato, houve uma interação profunda entre os amantes. E você chega a pensar: o que é dela, o que é de Rodin? Ao mesmo tempo, vemos que suas obras tem um traço peculiar, ao menos para mim (não sou um perito em arte, somente falo de meus impressionismos). Rodin esculpia o corpo humano o retratando à perfeição. Críticos seus chegaram a dizer que ele fazia moldes em pessoas e depois fundia o bronze, que não eram esculturas. Já Camille não vai à exaustão nesse tema da representação, impõe marcas, nervuras, texturas que são suas impressões sobre os corpos representados.

Bem, fica a dica para que vocês possam curtir essa bela exposição em Joinville. É imperdível!!! Mais detalhes sobre Camille Claudel no site oficial da exposição. E leia também um artigo sobre a mostra em Joinville.

Marcadores: , , , ,

1 Comments:

Blogger Ana Galdino said...

Fantástico, Juciano! Sou louca pela obra de Rodin e tb vi essa exposição em 2000, só que em Fortaleza. Queria muito poder ver a de Camille.

Acredito que o trabalho deles seja extremamente parecido sim. A história de amor tb foi intensa pra burro.

Beijo, amore!

sex. mar. 30, 02:35:00 PM 2007  

Postar um comentário

<< Home