20 outubro 2006

BrasilWiki! - jornalismo participativo à Brasileira - você é o reporter

Você quer exercitar suas experiências do curso de jornalismo? Ou é somente um cidadão que também tem vontade de "poder informar" e quer praticar jornalismo aberto? Bem, está no ar uma proposta de jornalismo participativo, o BrasilWiki!, que se aproxima da proposta do OhmyNews coreano.

A idéia é incentivar o você-reporter. Uma síntese da proposta dos editores:

"Pela natureza de sua arquitetura, www.brasilwiki.com.br permite uma interatividade jamais experimentada na indústria da informação. Ao ter seu texto publicado, o autor será imediatamente exposto aos comentários – bons ou não – de leitores que, em um momento seguinte, poderão ser autores de outros textos, que também serão comentados por todos. O mesmo ocorre com uma imagem, vídeo ou áudio publicado.

www.brasilwiki.com.br é editado por um grupo de experientes jornalistas. Na medida em que os neo-repórteres vão colocando o conteúdo, este é avaliado. E ganha maior ou menor destaque na edição da homepage e também das seções temáticas – opinião, política, cotidiano, etc. Os editores estão atentos para que o site não seja usado para a divulgação de conteúdo criminoso: material racista, homofóbico, de pedofilia, de apoio ao tráfico de armas, de incitação à violência, de intolerância religiosa, de incentivo à prostituição infantil, de apologia ao tráfico e uso de drogas, ou com intuito difamatório ou calunioso.

www.brasilwiki.com.br rompe com o paradigma do estilo único de texto adotado pelas publicações convencionais. E também com a métrica convencional para produção de áudio e vídeo. A diversidade de estilo dos neo-repórteres é preservada. No caso dos textos, os editores só intervêm quando, por alguma razão, a compreensão é comprometida."

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Juciano amigão, o blogger acabou repetindo a matéria, tem 2 sobre o brasilwiki

sex. out. 20, 02:58:00 PM 2006  

Postar um comentário

<< Home