16 abril 2006

Dois mitos sobre a TV Digital

O aumento do número de canais com a TV Digital (modelos que não se pautam na alta definição HDTV) é questionado pelas empresas de TV atuais sob o argumento de que não haveria mercado publicitário para tantas concorrentes e tampouco material de qualidade na produção audiovisual para ocupar os novos espaços. João Brandt, em artigo no Observatório da Imprensa, rebate os dois argumentos.
"Uma das possibilidades imediatas que a TV digital traz é o aumento no número de canais. Em teoria, a possibilidade de mais vozes, mais concorrência, mais espaço para pluralidade e diversidade. Não basta o aumento de canais para alcançar essas mudanças, mas é certamente um passo importante. No entanto, as emissoras abertas, obviamente, não querem mais canais. E na tentativa de manter o mercado fechado, atêm-se a dois argumentos: o primeiro, de que não há verbas publicitárias para sustentar mais canais; o segundo, de que não haveria qualidade na produção audiovisual brasileira para ocupar novos espaços. Os argumentos são apenas uma tentativa de manter como está um mercado que é escandalosamente fechado. E o pior é que o governo está embarcando nessa." Confira a íntegra do artigo Dois argumentos chinfrins no debate.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

estive lendo esse artigo no OI
realmente muitas coisas precisam ser esclarecidas sobre a TV digital.

existem muitos mitos, como esses dois aqui colocados, mas idéias erradas sobre a tecnologia, como TV digital é TV na internet, ou TV digital é a TV interativa.

por conta de muitos termos técnicos nas informações passadas pelos jornais/midias, a coisa se complica ainda mais. E o que é pior, me parece intencional, para afastar o interesse pelo debate público da questão.

até mais/

[jb]

dom. abr. 16, 11:11:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Mas isso não seria também uma estratégia pra a venda de
mais televisores?

ter. abr. 18, 12:12:00 AM 2006  

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