29 março 2007

Palavras Acústicas 2.0 no sábado 31 em Joinville


No sábado 31 de março, a partir das 20h, Joinville vai transpirar com uma dose de música e literatura no Sarau Palavras Acústicas versão 2.0, no Divinas Bar, na esquina da Avenida JK com a praça da Biblioteca Pública de Joinville.

Vários poetas e escritores já confirmaram presença, de reconhecidos a revelações. Entre eles, Rubens da Cunha (foto), que participou da primeira versão e é autor do livro Casa de Paragens (UFSC, 2006), Luiz Mendes e João Batista (autores presentes na coletânea Cordames & Cordoalhas, Ed. Cordoalha, 2006), membros do Grupo de Poetas Zaragata.

Também já confirmaram participação a poeta Vanessa Bencks (foto ao lado), o contista Paulo Horn, além de Zé Eduardo Calcinoni e Caio Biagiotto. Caio apresentará uma performance Stand Up Comedy. Silvio Melatti, jornalista e professor do Curso de Comunicação do Ielusc, também fará leitura de seus contos. Lembramos que a participação com leitura de contos e poesias, na hora do Sarau, é aberta, basta se inscrever quando lá chegar. Outros amantes da literatura já anunciaram que vão levar suas produções ou texto de autores que admiram para interpretá-los.

A banda Dose do Dia (foto abaixo) dará o tom musical da noite e acompanhará algumas das performances. Músicos interessados em participar do Sarau Palavras Acústicas podem entrar em contato por e-mail, orkut ou pelo blog www.sociedadetecnocom.blogspot.com.

E já avisamos que o Sarau Palavras Acústicas voltou para ficar. Reserve na sua agenda o último sábado de cada mês é noite de Palavras Acústicas. O Divinas Bar, a banda Dose do Dia, o Curso de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc apóiam o projeto.

Marcadores: , , ,

22 março 2007

Pesquisa analisa parcialidade da mídia na cobertura de políticas públicas de comunicação

Não poderia furtar vocês desse importante resultado de pesquisa da ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância, que retrata bem o atual cenário das políticas públicas de comunicação no Brasil, a partir da análise de 1184 matérias publicadas entre 2003 e 2005 em 53 jornais de todos os estados do País e também em quatro revistas de circulação nacional.

Acesse o relatório na íntegra. São 226 páginas de informações importantíssimas!

Marcadores: , ,

Pensadores contemporâneos em vídeo

Você pode ver vídeos, depoimentos, entrevistas de pensadores do mundo inteiro. De Noam Chomsky a Isabel Allende, entre tantos outros. Acesse o Open Culture.

No Brasil, o Portal Literal traz no menu à esquerda a TV Literal, com vídeos de escritores brasileiros. E o Instituto de Estudos Avançados da USP também mantém uma midiateca com sobre diversos temas do conhecimento: economia, ciência política, história, biomassa etc.

Estas dicas, encontrei no blog Circuito Integrado, da Folha de São Paulo. Boa aventura!

Marcadores: , , , ,

18 março 2007

Obras de Camille Claudel em Joinville. Imperdível!

Camille Claudel, "O Abandono", 1905

O Museu de Arte de Joinville (SC) está com uma exposição imperdível: "Camille Claudel - a sombra de Rodin". São dezesseis obras que fazem parte do acervo da sobrinha-neta da escultora francesa. Você poderá apreciar também três esculturas de Auguste Rodin e um busto da artista por Alfred Boucher. A exposição fica no MAJ até 17 de abril.

Fui lá na tarde de ontem (sábado). Para mim, que conhecia a obra de Rodin (uma exposição em Recife-PE, em 2000) e obras em alguns museus do Brasil e de Paris, foi impressionante ver a história e a expressividade de Camille Claudel. De fato, houve uma interação profunda entre os amantes. E você chega a pensar: o que é dela, o que é de Rodin? Ao mesmo tempo, vemos que suas obras tem um traço peculiar, ao menos para mim (não sou um perito em arte, somente falo de meus impressionismos). Rodin esculpia o corpo humano o retratando à perfeição. Críticos seus chegaram a dizer que ele fazia moldes em pessoas e depois fundia o bronze, que não eram esculturas. Já Camille não vai à exaustão nesse tema da representação, impõe marcas, nervuras, texturas que são suas impressões sobre os corpos representados.

Bem, fica a dica para que vocês possam curtir essa bela exposição em Joinville. É imperdível!!! Mais detalhes sobre Camille Claudel no site oficial da exposição. E leia também um artigo sobre a mostra em Joinville.

Marcadores: , , , ,

13 março 2007

Amplie seu conhecimento: rede de revistas científicas on line

Quero compartilhar aqui um achado durante minhas pesquisas na web. Trata-se da Redalyc, Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal, organizada pela Universidad Autónoma del Estado de México. São 300 títulos cadastrados atualmente com quase 60 mil artigos completos disponíveis.

Para um exercício de pesquisa da pesquisa que ultrapassa as barreiras nacionais e busca dialogar com processos complexos das realidades transnacionais, cada banco de dados que encontramos é um novo aliado.

O sistema de busca oferece as seguintes possibilidades: 1) encontrar artigos por palavras-chave; 2) buscar revistas por título, país ou área do conhecimento; 3) consulta especializada por área do conhecimento e 4) consulta especializada por país.

Se você faz parte de algum comitê editorial de revista científica, também pode incluir sua revista no banco de dados. Veja os critérios da Redalyc.

Uma boa aventura na pesquisa!

Marcadores: , ,

11 março 2007

A arte da entrevista

O poeta Pablo Neruda nos ensina com a arte poética o que seria a arte da entrevista:

Acontece

Bateram à minha porta em 6 de agosto,
aí não havia ninguém
e ninguém entrou, sentou-se numa cadeira
e transcorreu comigo, ninguém.

Nunca me esquecerei daquela ausência
que entrava como Pedro por sua causa
e me satisfazia com o não ser,
com um vazio aberto a tudo.

Ninguém me interrogou sem dizer nada
e contestei sem ver e sem falar.

Que entrevista espaçosa e especial!

Pablo Neruda (Últimos Poemas)
Fonte: A Magia da Poesia.

Marcadores: , , ,

10 março 2007

Pesquisador argentino critica modelo OLPC do MIT

Em artigo publicado no boletím informativo da Red TICBolívia (inicialmente publicado no Rebelion.org), os repórteres Agnerys Rodríguez e Amaury E. del Valle apresentam as idéias do desenvolvedor de GNU/Linux Daniel Oliveira, uruguaio que vive na Argentina e é responsável pelo projeto UTUTO. O nome Ututo é uma homenagem a uma pequena largatixa típica da Argentia e o projeto é voltado a desenvolver e facilitar conhecimentos sobre novas tecnologias para os povos do Cone Sul.

Daniel Oliveira analisou dois protótipos do OLPC, enviados pelo MIT, e faz duras críticas ao modelo.

Para ele, o notebook do OLPC vem com um sistema operativo e um pacote de softwares
fechados muito aquém. Oferece somente sete desempenhos de programas. O modelo desenvolvido pelo UTUTO para o computador OLPC possibilita 250 desempenhos. Ele elogia o espaço de 60 gigas para o HD, mas faz algumas advertências.

O MIT tem um contrato com uma empresa de Luxemburgo, da área de localização satelital que produziu localizadores para os computadores OLPC. Todos eles poderão ser rastreados. Se é livre, para que mantê-lo sob vigilância?

Quanto conectados à rede sem fio (wire less / inalámbrica), o servidor permite que os conteúdos das máquinas sejam visualizados. A quem interessa visualizar os conteúdos de uma máquina de uma criança africana ou latino-americana?

O modelo educacional do pacote educativo do MIT para o OPLC é baseado num produto desenvolvido pelos criadores do Wikipédia. Para Daniel Oliveira, isso é muito pouco pedagogicamente. Se o produto tem desenvolvedores locais, a pedagogia e os conteúdos poderiam ser trabalhados por professores que conhecem sua própria realidade. E não um material editado de fora para dentro.

Por fim, critica os lucros que terá o MIT, visto que somente serão vendidos pacotes fechados com pedidos acima de um milhão de computadores.

Para acessar o texto completo, clique aqui.


Marcadores: , , , ,

Fundación Vía Libre

Tenha acesso a livros, publicações diversas, documentos e vídeos sobre temas relacionados às novas tecnologias e questões como direito de propriedade, copyleft, direitos na era digital. Conheça a Fundação Via Livre (Fundación Vía Libre):

Nuestra visión

Los que integramos la Fundación Vía Libre estamos comprometidos con la difusión del conocimiento y el desarrollo sustentable. Los postulados del movimiento del Software Libre a nivel internacional iniciados a través de la Free Software Foundation, comprenden estas ideas que son de aplicación universal y por lo tanto sostenible en el ámbito de nuestro país.

Creemos en los principios de libertad y solidaridad que deberían ser los ejes del desarrollo de la sociedad moderna; y creemos sobre todo en la fecundidad de los mismos para lograr objetivos sociales, económicos y tecnológicos sustentables en el tiempo.

Con nuestro aporte bregaremos por mejorar sustancialmente las condiciones de desarrollo de la sociedad, tan dependiente en nuestros tiempos de la tecnología de la información.

Por lo tanto, tenemos como objetivo trabajar políticamente en el área de nuevas tecnologías, defender los derechos ciudadanos en entornos mediados por tecnologías de información y comunicación, y difundir el uso del software libre y prestar asistencia a quienes deseen utilizarlo, en particular a Pequeñas y Medianas Empresas, Organizaciones No Gubernamentales, Organismos o Dependencias del Estado, Entidades de Bien Público, etc.

Entre no site da Fundación Vía Libre

Marcadores: , , ,

06 março 2007

Os sem-mídia contratacam - Projeto Sivuca


Conheça o interessante Sistema de Muvuca da Internet (Sivuca). Trata-se do espaço de contra-informação dos chamados "sem-mídia". No Sivuca, você encontra diversos blogs como o Contrapauta, de Alceu Nader (SP), Vi o Mundo, do jornalista Carloz Azenha, Fazendo Media, de Marcelo Salles (RJ) entre outros curiosíssimos e repletos de conteúdos e interações que passam na tangente dos grandes meios. Divirta-se e passe a cruzar informações! É a conversação midiática em jogo.

Marcadores: , , ,

05 março 2007

Web 2.0, 3.0, 4.0 e o webjornalismo


Veja comentário do Nelson de Sá (Toda Mídia, 05/03/2007, para assinantes) sobre Web 2.0 e as especulações sobre web 3.0. 4.0 e assim por diante:

"Na conferência de Web 2.0, dias atrás em SP, sobraram evidências de que a internet interativa, como também é chamada, é prioridade de grandes investidores -e vai muito além dos "start-ups" locais Rec6 e eucurti ou dos pioneiros Camiseteria.com e Tipos, este um portal de blogs. Registre-se, por outro lado, que segundo o blog do evento o "buzz" já fala de Web 3.0 ou semântica e até de Web 4.0."

Ao ler o texto, lembrei de alguns textos e artigos sobre o tema que já coletei e resolvi colocar aqui os links. E recuperar posts que já fiz aqui sobre o tema. Caso você seja um interessado no tema, é só clicar!

Leia artigo científico (pdf) do pesquisador da UFRGS, Alex Primo, sobre o tema Web 2.0.

O pesquisador e blogueiro José Luis Orihuela responde "o que é Web 2.0?" e oferece oficina sobre o tema.

Confira artigo sobre webjornalismo, de Luiz Carlos Damasceno Jr., que dialoga com proposições de Alex Primo sobre Web 2.0 ou jornalismo participativo.

Veja também "Les stars françaises du Web 2.0".

Está aí um tema para pesquisas de conclusão de curso, de mestrado ou doutorado. Quem se habilita?

Marcadores: , ,